Redes Sociais


ARTIGOS

06/06/2016 - Você empresário sabe a diferença entre o SPED Contábil e o SPED Fiscal?

Dúvida comum entre os contribuintes que precisam enviar informações a partir de escrituração digital é a diferença , obrigatoriedade entre os SPED Contábil e Fiscal .

 
O Sistema Público de Escrituração Digital mais conhecido como SPED, trata-se de um sistema que a Receita Federal disponibiliza para as empresas enviarem informações de natureza fiscal, contábil e previdenciária.
 
Quais as diferenças:

SPED Fiscal – substitui a escrituração em papel pela Escrituração Fiscal Digital (EFD), composto por arquivos digitais de documentos fiscais e de informações pertinentes aos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Fazenda, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

SPED Contábil – é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital (ECD). Transmite em versão digital os seguintes livros:
 
I – Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
 
II – Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
 
III – Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

 Para garantir segurança e validade jurídica às transmissões dos arquivos, a Receita Federal recomenda o uso de um Certificado Digital: e-CPF para o SPED Contábil e o e-CNPJ ou e-CPF para SPED Fiscal. Além disso, o certificado diminui custos operacionais e possibilita a assinatura digital para outras operações via internet.







AUTOMATIZE
Trav. 14 de Março 1173 - sala 01 - Umarizal - Belém - Pará - Brasil
Tel: (091) 3343-4090 CEP: 66055-490 www.automatize.com.br